Páginas

quinta-feira, 18 de março de 2010

Não há mais paciência


Atafulhada que estou em testes e trabalhos para corrigir, nem sequer me dei ao trabalho de comentar o chorrilho de absurdos que o Ministério da Educação apresentou como alterações a introduzir no Estatuto da Carreira Docente.

A seguir para a frente com aquela montanha de absurdos, o EDC passaria a não existir e a classe docente ver-se-ia reduzida a uma força de trabalho desqualificada e sem qualquer carreira ou estatuto, na dependência directa do Ministério das Finanças.

Hoje, após a reunião com os Sindicatos, a tutela anuncia triunfalmente que retirou as alterações, de modo a não retardar o enceramento do processo, não colocando quaisquer procedimentos que estejam fora do acordo assinado.

Assim deveria ter sido desde o princípio.
Hélas, senhora ministra, não confio em si!

6 comentários:

  1. sempre defendi que da situação do país é complicada financeiramente e que a esse nível não se pode exigir muito mas... havia outras alternativas como por exemplo, congelar os salários a partir de um determinado montante, e congelar também as carreiras.

    Claro que seria necessário igualmente não se gastarem brutalidades com os cargos públicos e com os políticos, como acontece em Portugal, seria necessário fazer-se uma boa gestão dos impostos que todos pagamos e que agora vamos pagar mais. perante esta imoralidade, o PEC não é desculpa porque o que está a acontecer é um vergonha sem nome.

    Na Finlândia, os únicos cargos que têm direito a carro oficial é o Primeiro-Ministro e o Ministro dos negócios estrangeiros. O ordenado mínimo paga 30% de impostos mas ninguém se importa com isso. Vou dar alguns exemplos dos porquês - quando uma mulher fica grávida, recebe um kit para bébé, completo que inclui berço e carrinho. Depois de ter a criança, como não pode tratar da casa, tem direito a ter uma empregada que a ajuda. O mesmo acontece se é operada, por exemplo, e fica incapaz. São apenas alguns exemplos de como os impostos são geridos... Diferente não é? Que legitimidade tem este governo para nos apresentar um PEC destes como desculpa quando o nosso dinheiro é tão mal gerido e quando os gastos a este nível são tão grandes e quando vivemos claramente acima das nossas posses? Contenção é necessária mas só há autoridade para tal quando houver mudança de rumo da política económica.

    ResponderEliminar
  2. A social-democracia finlandesa não é igual ao "xuxalismo portuga a armar ao pingarelho".

    Na Finlândia, na Noruega, na Suécia e na Dinamarca, social democracia quer mesmo dizer que há democracia, na medida em que os cidadãos são ouvidos sempre que necessário, e quer dizer social, porque o estado atende às necessidades reais dos indivíduos nas alturas em que o apoio é necessário.

    Não há atitudes persecutórias em relação aos professores e a violência escolar é punida criminalmente.

    ResponderEliminar
  3. Cristina falaste muito bem. Subscrevo.

    Lelé

    Isto foi uma jogada a ver se pegava da parte do ministério. Uma muito má jogada como é evidente. Mas é melhor estar toda a gente com mais atenção pois se eles fizeram isto agora é porque querem fazer isto mais tarde. Aliás, como de resto disse a ministra.

    Enfim...

    ResponderEliminar
  4. Elenáro

    Esta história é mais uma das falácias a que os governos recentes infelizmente já nos têm vindo a habituar.

    O que só deixa entrever que não estamos a lidar com boa gente.

    E quem alinha em ser "ministeriável" com estes perfis, perde a possível confiança que poderia ter pela nossa (pelo menos pela minha) parte.

    ResponderEliminar
  5. Subscrevo tudo, Lelé. Também eu não tive tempo para análises pessoais que estou afogadita em trabalho.
    Mas o número de circo do ME deixou-me muito desconfiada...

    ResponderEliminar
  6. E é para desconfiar, mesmo!
    Infelizmente, este governo já nos tem vindo a brincar com muitas coisas muito pouco transparentes.

    ResponderEliminar