Páginas

quarta-feira, 17 de março de 2010

St. Patrick's day


Saint Patrick, em latim Sanctus Patricius, santo irlandês, nasceu em 387 e morreu a 17 de Março de 493. Foi um missionário cristão, celta-bretão romanizado, geralmente conhecido como o santo padroeiro da Irlanda.

Quando tinha 16 anos foi raptado na Inglaterra por salteadores irlandeses e levado como escravo para a Irlanda, segundo relatam as suas duas únicas cartas autênticas, universalmente aceites como testemunhos fidedignos dos detalhes da sua vida.

Viveu seis anos na Irlanda antes de conseguir fugir e voltar para a sua família. Só regressaria à Irlanda depois de entrar para a Igreja e ser ordenado bispo.

O "Saint Patrick's Day", 17 de Março, aniversário da sua morte, é ainda hoje um feriado que continua a ser celebrado com solenidade dentro e fora da Irlanda.

Apesar de ter começado como dia santo litúrgico, a partir de cerca de 1600 tornou-se no dia de festa nacional da Irlanda, tendo posteriormente alastrado a todas as regiões do mundo onde se deu a implantação dos emigrantes de origem irlandesa, como os EUA, o Canadá, a Nova Zelândia, etc, e hoje é fundamentalmente um símbolo da cultura irlandesa.

1 comentário: