Conforme se pode ver na imagem, a cadeira de Liu Xiaobo está vazia, ao lado de Thorbjoern Jagland, o presidente do Comité Nobel para a Paz, na Câmara Municipal de Oslo, esta manhã, por ocasião da cerimónia de entrega do prémio.
"Liu Xiaobo, condenado em dezembro de 2009 a 11 anos de prisão por "actividades subversivas", foi distinguido pelo Comité Nobel norueguês "pela sua longa e não violenta luta pelos direitos fundamentais na China". (...)
A vigilância policial era hoje especialmente apertada nas imediações da casa de Liu Xiaobo, onde a sua mulher, Liu Xia, está retida desde que o Comité Nobel norueguês anunciou a atribuição do Prémio da Paz ao marido, há dois meses.
A imprensa oficial chinesa acentuou hoje as criticas ao Comité Nobel norueguês, mas omitindo as últimas declarações do presidente da instituição, Thorbjoern Jagland, que rejeitou que o Prémio da Paz 2010 seja considerado um ataque à China.
"Não é um prémio contra a China. É um prémio que homenageia pessoas na China (...) Em larga medida, o futuro do mundo está nas mãos deste grande país", disse Jagland.(...)"
In VISÃO
Foto: VisitOslo.com
A emissão da CNN foi bloqueada na China e milhões de pessoas ficaram sem acesso aos sites daquela estação a fim de evitar a visualização da cerimónia e diminuir o impacto da ausência de Liu Xiaobo em Oslo.
Os noruegueses, por sua vez, à tarde iniciaram uma vigília em honra de Xiaobo no centro da cidade.
Dalai Lama
Okay so you also heard about the empty chair!! Hmmm nothing gets by you ;-)
ResponderEliminarAll televisions in Portugal showed many times the empty chair. Impossible not to see it!
ResponderEliminar