Páginas

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Liu Xiaobo ausente da cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Paz hoje em Oslo - vergonha!


Conforme se pode ver na imagem, a cadeira de Liu Xiaobo está vazia, ao lado de Thorbjoern Jagland, o presidente do Comité Nobel para a Paz, na Câmara Municipal de Oslo, esta manhã, por ocasião da cerimónia de entrega do prémio.

"Liu Xiaobo, condenado em dezembro de 2009 a 11 anos de prisão por "actividades subversivas", foi distinguido pelo Comité Nobel norueguês "pela sua longa e não violenta luta pelos direitos fundamentais na China". (...)
A vigilância policial era hoje especialmente apertada nas imediações da casa de Liu Xiaobo, onde a sua mulher, Liu Xia, está retida desde que o Comité Nobel norueguês anunciou a atribuição do Prémio da Paz ao marido, há dois meses.
A imprensa oficial chinesa acentuou hoje as criticas ao Comité Nobel norueguês, mas omitindo as últimas declarações do presidente da instituição, Thorbjoern Jagland, que rejeitou que o Prémio da Paz 2010 seja considerado um ataque à China.
"Não é um prémio contra a China. É um prémio que homenageia pessoas na China (...) Em larga medida, o futuro do mundo está nas mãos deste grande país", disse Jagland.(...)" 

Foto: VisitOslo.com

A emissão da CNN foi bloqueada na China e milhões de pessoas ficaram sem acesso aos sites daquela estação a fim de evitar a visualização da cerimónia e diminuir o impacto da ausência de Liu Xiaobo em Oslo. 
Os noruegueses, por sua vez, à tarde iniciaram uma vigília em honra de Xiaobo no centro da cidade.
De salientar que Xiaobo continua ainda hoje a ser considerado pelo governo chinês um terrorista, assim como o Dalai Lama, também ele premiado com o Nobel da Paz. Hoje no Facebook pude ler estas suas palavras:


"Today, the values of democracy, open society, respect for human rights, and equality are becoming recognized all over the world as universal values. To my mind there is an intimate connection between democratic values, such as transparency, the rule of law and freedom of information, and the fundamental values of human goodness."
Dalai Lama

2 comentários:

  1. Okay so you also heard about the empty chair!! Hmmm nothing gets by you ;-)

    ResponderEliminar
  2. All televisions in Portugal showed many times the empty chair. Impossible not to see it!

    ResponderEliminar