(Busto de Artur Bual e fotografia ampliada de Luís Diferr)
Deixo-vos aqui testemunho dos momentos iniciais deste Festival; ambos valeram a pena, pela mostra do trabalho dos dois autores nacionais em destaque este ano: Luís Diferr na Galeria Artur Bual (Câmara Municipal da Amadora) e Richard Câmara no Forum Luís de Camões.
(Entrevista de Luís Diferr à Comissão das Comemorações do Centenário da República)
(Nelson Dona, director do FIBDA, o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Amadora, Luís Diferr e Richard Câmara)
A primeira cerimónia incidiu sobre a obra "Portugal" (publicada pelas Éditions Casterman na Bélgica e depois pelas Edições ASA em Portugal) com desenho e texto de Luís Diferr, da série "As Viagens de Loïs" criada por Jacques Martin.
Nesta exposição pode ver-se o processo criativo com as diversas fases da construção do desenho, calculado sob perspectiva geométrica rigorosa e também os testes de coloração até à obtenção do resultado final das ilustrações. Mostram-se também algumas das fontes documentais que serviram de base à investigação histórica necessária para recriar os monumentos e edifícios do Portugal antes do terramoto.
(Capas das três últimas obras de Luís Diferr, publicadas em português)
(O desenhador José Ruy e Maria José Pereira)
A editora de Luís Diferr em Portugal, Dra. Maria José Pereira das Edições ASA, que ajudou a promover a exposição, dizia "esperar que fossem até à Galeria Artur Bual muitas turmas de alunos das escolas todas"...
(Três gerações de artistas na Banda Desenhada portuguesa: Luís Diferr, Nuno Saraiva e José Ruy)
No Forum Luís de Camões (na Brandoa junto à Escola Secundária Fernando Namora), podem ver-se os originais de Richard Câmara, autor em destaque numa das principais secções, com desenhos muito frescos e agradáveis, cujo tema principal é a República. É deste artista a autoria do cartaz do Festival deste ano.
(A ilustração para o cartaz do Festival deste ano, da autoria de Richard Câmara)
Ainda neste Forum vale a pena ver com atenção a galeria das caricaturas dos presidentes da República e políticos portugueses, com destaque para os homens da 1ª República - são verdadeiramente imperdíveis!
(Caricaturas de Ricardo Galvão e Carlos Laranjeira).
Nos próximos dias, a começar já hoje, sábado, anunciam-se, entre outras actividades, sessões de autógrafos com Luís Diferr, Richard Câmara, José Ruy, François Schuiten e Benoît Peeters, autores francófonos de excelência, que estiveram presentes na inauguração.
(Luís Diferr explica aos seus colegas nas Éditions Casterman, o argumentista Benoît Peeters e o desenhador François Schuiten, detalhes da produção de "Portugal")
(Luís Diferr com o seu colega, mestre e amigo José Ruy)
Aqui pode ver o vídeo com a reportagem da inauguração.
Fotos: (c)Pérola de Cultura
Parabéns pela reportagem, texto e fotos tudo uma maravilha, como sempre. Quanto à obra do Luís Diferr "Portugal", que conheço perfeitamente, já tive oportunidade de me pronunciar mas não será demais repetir que é um excelente trabalho, e quero concordar com a Dra. Maria José, das Edições Asa, quando diz que seria muito útil que muitas escolas visitassem esta exposição. Ainda bem que o festival agrada pois é bom para todos.
ResponderEliminarUm abraço amigo Maria Fernanda
Concordo com tudo.
ResponderEliminarUm abraço apertado, com carinho.
Há uma troca de palavras na legenda da última foto acima. A palavra «Mestre» deve estar junto ao nome de Luís Diferr. Ele sim, é o Mestre. Eu sou e pretendo procurar a ser sempre um aprendiz. Parabéns por mais este trabalho notável. Um abraço de muita amizade e admiração
ResponderEliminarJosé Ruy
Não, querido Amigo, a legenda não está trocada.
ResponderEliminarTodas as palavras estão mesmo nos seus devidos lugares.
Não era o José Ruy que dizia, a propósito da exposição da Teresa "o seu a seu dono"?
Então, eu como editora deste Blogue tenho de garantir a verdade e dar "a César o que é de César"!
Um abraço carinhoso e reconhecido.
Que guapo esta Luis en estas fotos ! Interesante trabajo y obra.
ResponderEliminarUn abrazo amiga
Maria