"Actriz francesa, muito popular nas décadas de 60/70, consagrada com a personagem de Nadia em Rocco e os Seus Irmãos (1960), de Luchino Visconti, Annie Girardot faleceu em Paris, a cidade onde nasceu a 25 de Outubro de 1931 — contava 79 anos e sofria da doença de Alzheimer."
In Sound and Vision . Ler mais aqui.
Annie Girardot, para mim, fazia parte daquele naipe de actrizes de referência do pós-Maio de 68, em que a liberdade e a irreverência incaixavam nos traços de carácter mais notórios do cinema francês.
Mulher de coragem, incarnou sempre papéis que se adequavam aos ideais de luta pela igualdade, liberdade e dignidade das mulheres, valores que marcaram a evolução da minha adolescência para a idade adulta. Talvez por isso Annie Girardot me agradava tanto e me ficará certamente a fazer falta. Nunca a vi em papéis de mulher-objecto, estúpida, frívola, plasticamente belíssima, mas sem nada na cabeça. Trabalhou com realizadores como Luchino Visconti, Marco Ferrer e Claude Lelouch. E isso não era para qualquer uma!Annie Girardot
Sem comentários:
Enviar um comentário