Foi observado em estudos recentes que os polifenóis presentes no sumo de romã (chamados ellagitanninos), podem desempenhar um importante papel contra as células cancerosas no colon, reduzindo em 85% a sua capacidade de proliferação, bloqueando um enzima-chave que normalmente converte certos compostos presentes nos alimentos em carcinogénios.
A romã, que é um fruto mais bonito à vista do que saboroso, é muito usado em arranjos decorativos das mesas e foi ao longo dos tempos, inspiração para muitos pintores.
(Pintura de Henri Fantin-Latour)
A romã está a ser hoje redescoberta pelo seu interesse como um poderoso anti-oxidante, juntamente com outros tantos frutos vermelhos. Se é verdade que as suas bagas podem não ser agradáveis de mastigar e quase não têm sabor, então o melhor é reduzi-las a sumo.
Pode-se juntar as bagas da romã com outros frutos do bosque, alguns daqueles "berries" de gosto amargo, mas igualmente benéficos para a saúde e fazer um sumo: mirtilos, framboesas, amoras, groselhas ou morangos; triturar tudo, se for necessário juntar um pouco de água mineral, e já está! Vai obter um sumo vermelho, aveludado e poderosamente saudável!
Deve tomá-lo de imediato, mas não se esqueça: não junte açúcar para não estragar tudo, ok?
(Para mais informação sobre as propriedades químicas da romã clique aqui.)
Sem comentários:
Enviar um comentário