sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
ADD - Situações escandalosas
Há situações escandalosas em algumas Escolas, onde a avaliação de desempenho dos professores foi pouco menos do que uma grande farsa.
Recebi um e-mail de uma colega, professora numa escola do concelho da Amadora, que por razões óbvias não identifico e que relata a seguinte situação, com pedido de divulgação:
"Numa Escola do concelho de Amadora os professores foram todos classificados com Bom = 7, e, apesar dos casos em que tiveram 10 créditos em formação com Muito Bom, tiveram 7 na formação; e mesmo não tendo faltado um dia nos dois anos lectivos tiveram 7 na assiduidade; se pediram aulas assistidas tiveram 7 também, etc, etc.
Não existe uniformidade na avaliação dos professores, (parece que estamos em África ou na China!!!?). A avaliação não é transparente, nem uniforme, existem diversos critérios que variam de escola para escola..
Somos avaliados por colegas que têm menos habilitações e formação e os amigos é que ficam com os cargos."
(Professora devidamente identificada)
Pronunciem-se sobre isto, pois para mim, é, no mínimo, imcompreensível!
A prever situações como esta é que, em devida altura, pedi a suspensão deste modelo de avaliação com mais 120 mil professores nas ruas de Lisboa.
Sabíamos que as aberrações como esta e tantas outras de outros géneros, não tardariam a aparecer à luz do dia. Era uma questão de tempo.
Imagem de Tariq Raheem
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Lelé
ResponderEliminarProvavelmente a colega não pediu avaliação de mérito e só podia ter Bom...
Mas o pior é que ficou tudo na mesma, ou pior, dado que houve alterações na Gestão, que obrigou à designação dos Coordenadores pelos Directores, limitando essa escolha a Titulares, ao mesmo tempo que reduziu os elementos do CP. Com tudo isto e todos os constrangimentos que já havia, a coisa ficou muito pior. Mas o pior é que ninguém contestou... Cada um só tem o que merece.
Miguel
ResponderEliminarTanto quanto me é dado entender da leitura, quem pediu aulas assistidas também teve 7.
Pois, pelo Algarve aconteceu o mesmo. Eu só tenho uma ficha com um 7 e um Bom, quando outros falam de décimas e Bom aqui e Muito Bom acolá, eu nem sei o que estão a dizer. Eu não pedi aulas assistidas, mas por exemplo, não faltei nunca e lá consta que "deu pelo menos 95% das aulas",foi tudo corrido a 7.E pasme-se ainda há quem não tenha sido avaliado, porque não entregou objectivos! Entregou ficha de auto-avaliação, mas....está de castigo!
ResponderEliminarE ouve uma escola em Lisboa que uma professora teve bom na Direcção de Turma, tal era a ideia fixa, que nem repararam que ela não tinha sido DT.
ResponderEliminarNão estabeleceram indicadores para os níveis. Todos os coordenadores tiveram MUITO BOM,um professor o Presidente do Pedagógico teve Excelente. Sobraram na cota 5 EXCELENTES por atribuir, que deduzo sejam para os 5 elementos da Direcção.
O resto da ralé, esta claro BOm, de 7 para os menos amigos e de 8 para os mais amigos,...
Mas também é bem verdade, que ainda na anterior Gestão, nunca houve uma eleição naquela escola, quer dizer houve,...mas não como habitualmente se fazem as eleições democráticas.
O Conselho Executivo, sugere, esta e esta e esta colega para a Coordenacção de DT, alguém discorda,...siga,...
«Provavelmente a colega não pediu avaliação de mérito e só podia ter Bom...»
ResponderEliminarSe não pediu, só podia ser Bom. Mas era no resultado final modificado por força dessa circunstância. Nos parciais deveria ter tido o correspondente.
Evidentemente!
ResponderEliminarApesar de este processo ser um pantanal, espera-se que os directores, apesar disso, possam agir com a lisura possível e desejável.
Para arbitrariedades, já bastaram as que o truinvirato da Maria de Lurdes & Cia. impuseram.
Olá Helena,
ResponderEliminarDecidi mergulhar a farsa do 1º ciclo de avaliação em ácido. Está aqui: http://octaviovgoncalves.blogspot.com/2010/01/estranho-e-anacronico.html
Abraço,
Octávio V Gonçalves
Octávio
ResponderEliminarO teu texto é ácido e corrosivo, como se pode perceber pela já longa decepção que vens há tempo manifestando.
Compreendo a tua amargura e - infelizmente - sou forçada a subscrever algumas das tuas palavras: isto é um lodaçal!
O primeiro ciclo de avaliação devia ser anulado.
Abraço.
Se quiserem saber qual é escola cliquem aqui:
ResponderEliminarhttp://educar.wordpress.com/2010/01/23/qual-e-a-escola-qual-e-ela-a-resposta/
Não era difícil: as hipóteses eram só duas...
Esse director merece responder em tribunal e pagar os prejuízos que causou.
ResponderEliminar