Páginas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Défice de Atenção e Hiperactividade 3


Esta é a terceira e última parte de um estudo sobre a Desordem Défice de Atenção e Hiperactividade que temos vindo a publicar neste Blogue aqui e aqui.

Hiperactividade/Impulsividade

"Nem todas as crianças com DDA são impulsivas ou hiperactivas. No entanto, as que são não passam despercebidas pois são muito irrequietas e mostram um excesso de actividade bastante marcante, a impulsividade reflecte-se na incapacidade para controlar as suas emoções e o seu comportamento sendo esta característica exibida num grau muito superior ao que é típico de outras crianças da mesma idade.

Trata-se de um comportamento que é facilmente observável em crianças em idade pré-escolar. Nesta idade a criança com DDA vive num turbilhão de excitação e de energia, estão sempre a mexer em algo, andam constantemente de um lado para o outro, nunca estão satisfeitas, nem se interessam por algo durante muito tempo, mostram-se sempre curiosas e necessitam de supervisão constante. Apresentam um maior índice de hiperactividade e impulsividade na idade jovem que depois tende a acalmar com o passar dos anos. No 1º e 2º ciclo o nível de actividade da criança hiperactiva decresce, apesar de continuar a possuir uma constante fonte de energia.

A criança com DDA de tipo predominantemente hiperactivo apresenta pelo menos seis das seguintes características: mexe excessivamente as mãos e os pés ou contorce-se na cadeira; na sala de aula ou noutras situações em que se espera que permaneça sentada, levanta-se muitas vezes da cadeira; corre de um lado para o outro ou tem comportamentos de forma excessiva e em situações em que tal é inadequado; tem, com frequência, dificuldade em brincar ou em envolver-se em actividades de lazer, de forma sossegada; está quase sempre com energia e fala, muitas vezes, excessivamente.

Relativamente à impulsividade, a criança responde, muitas vezes, incorrectamente a questões, antes de estas terem sido concluídas; tem frequentemente dificuldade em esperar em filas ou em esperar pela sua vez nos jogos ou em situações de grupo; interrompe e incomoda os outros porque se intromete nas conversas ou nos jogos."


Texto de Becas

Sem comentários:

Enviar um comentário