Páginas

domingo, 6 de junho de 2010

O milagre do conhecimento


"Este ano lectivo e pela primeira vez os alunos com mais de 15 anos, que frequentem o 8.º ano, vão poder fazer fazer exames de equivalência ao 9.º ano. Para "saltar" o último ano do 3.º ciclo, estes estudantes fazem os exames nacionais de Português e Matemática e nas restantes disciplinas fazem as provas feitas por cada escola. Só aqueles que vão chumbar no 8.º é que podem propor-se a exame.

Eu é que devo ser muito burro, porque não entendo como é que um aluno que não não sabia o suficiente para passar o oitavo ano, vai, passado uns dias, poder passar em exames com a matéria desse ano, que não sabe, e do nono ano que nunca aprendeu nem assistiu a aulas.

Será que esperam um milagre? Será que não há nada mais importante para tratar e mudar na educação que propostas parvas e que não levam a lado nenhum?"


Imagem e texto do Kaos.

5 comentários:

  1. Crítica essencial, como pode não é?!! Só deve ser "o milagre do conhecimento"...aqui, no Brasil também têm dessas coisas...parabéns Kaos, parabéns Helena. Um bom domingo, beijos ;)

    ResponderEliminar
  2. È estarrecedor como vemos ir à pique as prerrogativas mais básicas da formação de um indivíduo minimamente letrado e com aptidão de galgar etapas mais contundentes em sua formação profissional. Esse engodo com máscara de benece é um cancro que vem corroendo sistematicamente a formação das novas ( e de outras nem tanto assim) gerações de cidadãos e cidadãs de nossos países__ Portugal e Brasil.
    Calu

    ResponderEliminar
  3. Vivemos na Idade das Trevas, da ignóbil ignorância, da obscuridade mais profunda, da queda, simbolos nictomorfos que invadem as mentes delirantes do poder ignorante. Este governo não transmite. Porque o verdadeiro poder é o do conhecimento, e este Governo não dá o que não tem.- a cultura e o saber.

    ResponderEliminar
  4. Ninguém pode dar aquilo que não possui.
    É daquelas verdades óbvias.
    Estamos mesmo a caminhar para o obscurantismo "medieval" da pós-modernidade!

    ResponderEliminar
  5. Vivemos na Idade das Trevas, da mais ignóbil ignorância. Estamos na mesma linha da queda, da mediocridade, da obscuridade.

    ResponderEliminar