Páginas

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Waris Derie




Waris Dirie nasceu em 1965 na Somalia. Foi modelo, escritora e actriz. Hoje é activista dos Direitos Humanos.

Tendo sido sujeita em criança ao corte dos órgãos genitais, sobreviveu a uma severa infecção que sucedeu a essa atrocidade, mas perdeu duas irmãs que não resistiram aos ferimentos. Aos treze anos fugiu de casa, atravessou durante dias o deserto até conseguir chegar à capital e encontrar a sua avó que a embarcou para Londres. Ali ficou durante anos refugiada na Embaixada a trabalhar como criada, até à retirada de todo o staff quando rebentou a guerra civil na Somália.

Passou a empregada de um MacDonald até ao dia em que um fotógrafo reparou na sua beleza e a convidou a visitá-lo no seu estúdio. Tornou-se modelo e ascendeu ao mundo das mais conceituadas revistas de moda, como a Vogue e a Elle, marcas de cosmética como a Revlon e a L'Oreal, e de alta costura como a Chanel e a Levi's. Desfilou nas passerelles de Londres, Paris, Milão e Nova Yorque, ao lado das mais famosas top-models do mundo.

Mas foi no dia em que teve a coragem de contar numa entrevista à Marie Claire (em 1997) que foi submetida a uma terrivel mutilação genital em criança, que o mundo reparou verdadeiramente em Waris Derie. No mesmo ano foi nomeada Embaixadora Especial da ONU (de 1997 a 2003) pela sua luta para acabar com a mutilação genital feminina no mundo. Ainda no mesmo ano teve uma pequena participação como actriz num filme de James Bond.

A sua luta não mais parou e a sua coragem levou-a a escrever em 1998 o livro auto-biográfico "Flor do Deserto", agora adaptado ao cinema.

Vive actualmente em Viena de Áustria, onde adquiriu nacionalidade e gere a sua Fundação, criada em 2002. Detém os títulos de "Women’s World Award" concedido pelo ex-presidente russo Mikhail Gorbachev em 2004 e Chevalier de la Légion d'honneur, concedido pelo presidente francês Nicolas Sarkozy em 2007.

Deixo-vos com o apelo de Waris Dirie na primeira pessoa, para que se juntem a esta causa.

Lelé Batita



Imagens do site oficial da Waris Derie Foundation. Amplie para ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário