Russell Connor, The Kidnapping of Modern Art by the New Yorkers (1985)
O seminário sobre ficção (org. Carlos A. Pereira, H. Brito, de 9 de Março a 15 de Junho) consiste na leitura e discussão de textos filosóficos e literários sobre ficção. Em cada sessão, os textos serão apresentados por um dos participantes e as discussões estarão circunscritas ou a um tópico geral ou a um conjunto de problemas mais ou menos delimitado. A participação no seminário está aberta a todas as pessoas e os textos serão disponibilizados a todos os participantes. Estará uma pasta no IFL com os textos para serem fotocopiados.
Todas as questões sobre o programa e o calendário devem ser dirigidas para: Carlos A. Pereira, capereira@fcsh.unl.pt
O seminário sobre Arthur C. Danto (org. Nuno Amado, H. Brito, de 16 de Março a 22 de Junho) consistirá na leitura e discussão de alguns dos textos mais influentes de Danto, procurando acompanhar o desenvolvimento do argumento central da sua filosofia da arte, tal como exposto em The Transfiguration of
Commonplace, e a tentativa de Danto de responder à pergunta: o que distingue uma obra de arte de um mero objecto real? Centrar-se-á cada sessão em um ou mais textos principais (ensaios isolados ou capítulos de um livro), havendo porém textos opcionais que, de acordo com as possibilidades e com os interesses de cada participante, poderão ou não ser chamados à discussão. A participação no seminário está aberta a todas as pessoas e os textos serão disponibilizados a todos os participantes, na mesma pasta.
Todas as questões deverão ser dirigidas para nunoamado@campus.ul.pt
As sessões de ambos os seminários terão o mesmo horário fixo, realizando-se de quinze em quinze dias, quartas-feiras às 17h00. Excepcionalmente, a primeira sessão do seminário sobre ficção começará às 15h00. A sala estará indicada na portaria do Instituto de Filosofia da Linguagem, no Edifício I&D da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Av. Berna, 26.
Todas as informações sobre estes seminários estão disponíveis no site da Rede de Filosofia e Literatura: http://www.redefilosofiaeliteratura.org/.
Eis os programas dos seminários:
Seminário sobre Ficção
Org. Carlos A. Pereira, Humberto Brito
Mar 9 (15h00) - A ideia de ‘ficção’ I
CARROLL, N., “On Kendall Walton’s Mimesis as Make-Believe”.
RORTY, R., “Is There a Problem about Fictional Discourse?”.
SEARLE, J., “The Logical Status of Fictional Discourse”.
Mar 23: A ideia de ‘ficção’ II
VAIHINGER, H., The Philosophy of ‘As-If’, “Autobiographical”; “Part I: Basic Principles”, B (cap. XXII, XXIV), C (cap. XXVIII, XXIX, XXXIII).
WITTGENSTEIN, L., Zettel, §§251-267, 318-330; On Certainty, §§114-132, 155-180, 322-330, 471-477, 611-612.
Abr 6: A ideia de ‘ficção’ III
BOURBON, B., Finding a Replacement for the Soul, cap. 2-3 & 5.
WITTGENSTEIN, L., Zettel, §§387-416; Investigações Filosóficas, §§1-117.
Mai 4:Autoridade e autoria I
BLOOM, H., Shakespeare: the invention of the human, cap. “Hamlet”, 6.
ELIOT, T. S., “Shakespeare and the Stoicism of Seneca”; “Hamlet”.
JOYCE, J., “Shakespeare Explained”; Ulysses, cap. “Schylla and Charybdis”.
Mai 18: Autoridade e autoria II
CERVANTES, M., D. Quixote de la Mancha, “Prólogo”; I, cap. I-IX; II, cap. XXIII, XLI, LXXIV.
KIERKEGAARD, S., Either/Or, ”Preface” (Victor Eremita); “A First and Last Explanation”; “Regarding a statement in the […]” (Pap. X3 A 258).
PESSOA, F., “Aspectos”; “Prefácio às Ficções do Interlúdio”.
Jun 1: Autoridade e autoria III
ARENDT, H., Between Past and Future, cap. “What is Authority?”, IV.
ELIOT, T. S., “Tradition and Individual Talent”.
WAUGH, E., A hanful of dust, cap. 6.
Jun 15: Conversa fiada
ASSIS, J. M. Machado de, Memórias Póstumas de Brás Cubas.
FRANKFURT, H., On Bullshit.
http://www.redefilosofiaeliteratura.org/fiction-seminar/
Seminário sobre Arthur Danto: Arte e Bugigangas
Org. Nuno Amado, Humberto Brito
16 Mar: Obras de Arte e Meras Coisas Reais
1.1. DANTO, A., “Works of Art and Mere Real Things”, The Transfiguration of Commonplace, pp.1-32
1.2. DANTO, A., “Art and Disturbation”, The Philosophical Disenfranchisement of Art, pp.117-133
1.3. FRIED, M., “Art and Objecthood” (Opcional)
30 Mar: Conteúdo, Causalidade e Sentido
2.1 DANTO, A., “Content and Causation”, The Transfiguration of Commonplace, pp.33-53
2.2 DANTO, A., “Philosophy and Art”, The Transfiguration of Commonplace, pp.54-89
2.3 FREGE, G., “On Sense and Reference” (Opcional)
13 Abr: Estética, Apreciação, Interpretação e Identificação
3.1 DANTO, A., “Aesthetics and the Work of Art”, The Transfiguration of Commonplace, pp.90-114
3.2 DANTO, A., “The Appreciation and Interpretation of Works of Art”, The Philosophical Disenfranchisement of Art, pp.23-46
3.3 DANTO, A., “Interpretation and Identification”, The Transfiguration of Commonplace, pp.115-135
3.4 DANTO, A., “Deep Interpretation”, The Philosophical Disenfranchisement of Art, pp.47-67 (Opcional)
3.5 DANTO, A., “The Art World Revisited: Comedies of Similarity”, Beyond the Brillo Box ,pp.33-53 (Opcional)
11 Mai: Representação, Expressão e Referencialidade
4.1 DANTO, A., “Works of Art and Mere Representations”, The Transfiguration of Commonplace, pp.136-164
4.2 DANTO, A., “Philosophy as/and/of Literature”, The Philosophical Disenfranchisement of Art, pp.135-161.
4.3 DANTO, A., “Symbolic Expressions and the Self”, Beyond the Brillo Box, pp. 55-71
4.4 FLAUBERT, G., Carta a Louise Coulet (Opcional)
25 Mai: Metáfora e Estilo
5.1 DANTO, A., “Metaphor, Expression, and Style”, The Transfiguration of Commonplace, pp.165-208.
5.2 DANTO, A., “Metaphor and Cognition”, Beyond the Brillo Box, pp.73-87
5.3 DAVIDSON, D., “What Metaphors Mean”, Inquiries into Truth & Interpretation, pp. 245-264 (Opcional)
8 Jun: O Fim da Arte
6.1 DANTO, A., “The Philosophical Disenfranchisement of Art”, The Philosophical Disenfranchisement of Art, pp.1-21
6.2 DANTO, A., “The End of Art”, The Philosophical Disenfranchisement of Art, pp.81-115
6.3 DANTO, A., “Hegel’s End-of-Art Thesis” (Opcional)
6.4 CARROLL, N., “The End of Art?” (Opcional)
22 Jun: A Arte Depois do seu Fim
7.1 DANTO, A., “Master Narratives and Critical Principles”, After the End of Art, pp.41-58
7.2 DANTO, A., “Modernism and the Critique of Pure Art: the Historical Vision of Clement Greenberg”, After the End of Art, pp.61-78
7.3 DANTO, A. “Painting and the Pale of History: The Passing of the Pure”, After the End of Art, pp.101-115.
7.4 DANTO, A., “Learning to Live with Pluralism”, Beyond the Brillo Box, pp.217-231 (Opcional)
7.5 GREENBERG, C., “Modernist Painting” (Opcional)
(Enviado por BECAS)
Sem comentários:
Enviar um comentário