Páginas

quinta-feira, 1 de março de 2012

Arrivederci, Lucio Dalla!


Lucio Dalla, cantautore italiano foi vítima de um enfarte após o seu último concerto ontem à noite em Montreux. Tendo gravado o seu primeiro disco em 1966, Dalla neste momento encontrava-se na Suiça para uma série de espetáculos e faria no dia 4 de Março 69 anos.
Canções como Caruso (de 1980), cantada variadíssimas vezes por Luciano Pavarotti e Com'è profondo il mare ficaram conhecidas como peças geniais. 
Há pouco tempo o cantor bolonhês tinha feito uma grande atuação no Festival de Sanremo e não eram conhecidos problemas de saúde que fizessem prever a sua morte. Segundo amigos, Dalla "ontem à noite após o concerto, estava muito feliz e bem disposto"...




Lucio Dalla compôs uma outra música Gesù Bambino, em 1971, com letra escrita por uma poetisa italiana, professora universitária, com a qual participou no Festival de Sanremo, que ficou entre nós muito conhecida quando, posteriormente, foi adaptada por Chico Buarque com o nome Minha história
Conforme refere o Correio da Manhã, esta canção "esteve envolvida em polémica por falar de uma mãe solteira. Na altura, Dalla foi obrigado a mudar o título da canção e optou por intitular a música com a sua data de nascimento (04/03/1943)."  
Recordo aqui esta belíssima canção.








Mi dispiace, Domenico, Letizia, Sabina e Cristiana. Questo post è dedicato a tutti voi.
La musica italiana e la cultura europea sono diventate più povere. Un'abbraccio.

4 comentários:

  1. Grazie Helena, lui era un grande cantautore. La sua musica era veramente profonda e ti entrava nell'anima.

    ResponderEliminar
  2. Grazie Lelé, oggi siamo tutti molto tristi, ma l'arte di Lucio continuerà a scaldarci il cuore e a farci pensare... Un grande e affettuso abbraccio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo, la sua opera non morirà mai.
      Un'abbraccio anche a te, amico mio.

      Eliminar