Páginas

sábado, 10 de março de 2012

Morreu Mœbius

(Foto: (c) Laurent Mélikian-via jornal Público)

Jean Giraud, também conhecido com o pseudónimo artístico de Mœbius, que adotou em certa altura da sua carreira, faleceu hoje em Paris, vítima de cancro, aos 73 anos.
(Ver notícia aqui.)
Uma das suas personagens mais conhecidas foi o Lieutenant Blueberry, que viria a transformar-se numa série de culto para os apreciadores de westerns em quadradinhos.




A sua fase enquanto Mœbius é marcada por uma alteração profunda de estilo, mais simples e depurado, às vezes quase gravura, outras quase ligne-claire, mais dedicada aos temas futuristas da ficção científica.




Eu gostava muito de ambos os estilos e admirava Jean Giraud e Mœbius, quase com se fossem dois autores distintos. Nunca entendi muito bem essa heteronímia, mas o próprio terá dito que isso correspondia a facetas completamente distintas da sua forma de viver a produção artística.
O irreverente tenente Blueberry deu origem e um filme de longa metragem, que considerei um fiasco cinematográfico, mas que parece ter agradado sobremaneira a Jean Giraud.
Seja como for, hoje o mundo da Banda Desenhada perdeu um dos seus nomes maiores do século XX.


Ilustrações:
1: Jean Giraud e Jean-Michel Charlier, "Chihuahua Pearl", capa, série Lieutenant Blueberry, Éditions Dargaud, Paris, 1973
2: Ilustração  de Mœbius "cidades futurísticas".


As imagens foram enviadas por cortesia de Luís Diferr, que também homenageia hoje Mœbius no seu Blogue com o post Blueberry fields forever for Mister Giraud
Assinou também um post de 31 de maio de 2009, aqui na Pérola de Cultura, por altura da abertura da Exposição sobre Blueberry de Jean Giraud, na Maison de la Bande Dessiné, em Bruxelas: Exposição do Tenente Blueberry em Bruxelas 

1 comentário: