Páginas

domingo, 14 de junho de 2009

Aniversário de Che Guevara




Nathalie Cardone - Hasta Siempre

(Agradeço a ideia a Isabel Pedrosa Pires do Bilros e Berloques)

"Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido por Che Guevara ou El Che (Rosário, 14 de Junho de 1928 — La Higuera, 9 de Outubro de 1967) foi um dos mais famosos revolucionários comunistas da história. Foi considerado pela revista norte-americana Time Magazine uma das cem personalidades mais importantes do século XXI."

Fonte: Wikipédia

Meu Comentário:
Ernesto Guevara, conhecido por "CHE" enquanto guerrilheiro, nasceu na Argentina de uma família de classe média alta anti-peronista.

Foi médico, fotógrafo e autor de alguns escritos famosos. Está sepultado em Santa Clara, Cuba, onde ainda hoje é objecto de culto por parte de muitos cubanos, que lhe agradecem a participação na libertação de Cuba do domínio americano, ao lado de Fidel Castro e Camilo Cienfuegos.

Che chegou a ter um posto da alto comando em Cuba, tendo representado oficialmente o país nas Nações Unidas, acabando posteriormente por abandoná-lo, crê-se, por divergências com a linha política seguida por Fidel Castro.
Foi capturado e morto na Bolívia em 1967, com apenas 39 anos.

É ainda por muitos considerado uma figura misteriosa, em torno da qual existem muitos mitos, desde o herói mártir de romântica aura, até ao terrível e cruel assassino.

Sem comentários:

Enviar um comentário