Páginas

quinta-feira, 18 de junho de 2009

A Humildade Socrática era outra coisa!


"Do Latim: Humilitate - Qualidade do que é humilde; sentimento proveniente do conhecimento da própria fraqueza; submissão; modéstia; inferioridade."

(Dicionário da Língua Portuguesa)

Quando José Sócrates, o primeiro-ministro, diz “Vou esforçar-me para ser mais humilde”, mas no mesmo discurso diz também “Estou muito satisfeito comigo”, há aqui qualquer coisa que não combina.

Humildade não combina com vaidade;

Humildade não combina com prepotência;

Humildade não combina com arrogância;

Humildade não combina com autoritarismo;

Humildade não combina com falta de transparência;

Humildade não combina com a falta de capacidade de autocrítica que Sócrates tem vindo a evidenciar durante todo este mandato.

E, sobretudo, Humildade não combina com falsa modéstia!

Seria bom Sócrates contratar um explicador para tentar aprender o que é a verdadeira Humildade, compatível com a verdadeira modéstia, para poder honrar o nome que carrega e do qual está tão distante!

2 comentários:

  1. Olá minha querida amiga! Fiquei ´tao contente ao saber-te por estas paragens bogerianas. Eu não te reconheci porque estás muito bem disfarçada na imagem que usaste!!!!!!....
    És uma verdaeira pedra da cultura, por isso te dou os parabéns. Não podias ter escolhido melhor. Parabéns pelo teu belíssimo comentário sobre o mito da personagem que oxalá se apague depressa. Beijinhos e toda a ternura da amiga dedicada bé (Vai lendo os meus relatos do coração! Que saudades eu tenho do meu querido António! Nada me preenche o seu vazio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Tu sabes,não é verdade?

    ResponderEliminar