Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Afonso Henriques - 900 anos



"D. Afonso I, mais conhecido pelo seu nome de príncipe, Dom Afonso Henriques, (1109 - 1185) foi o primeiro rei de Portugal, conquistando a independência portuguesa em relação ao Reino de Leão em 1143 no tratado de Zamora.

Em virtude das suas múltiplas conquistas, que ao longo de mais de quarenta anos mais que duplicaram o território que o seu pai lhe havia legado, foi cognominado O Conquistador; também é conhecido como O Fundador e O Grande. Os muçulmanos, em sinal de respeito, chamaram-lhe Ibn-Arrik («filho de Henrique», tradução literal do patronímico Henriques) ou El-Bortukali («o Português»).

Afonso Henriques era filho de Henrique de Borgonha, Conde de Portucale e da infanta Teresa de Leão. Há quem defenda que era filho de Egas Moniz. A data e local do seu nascimento não estão determinados de forma inequívoca. Hoje em dia, a data que reúne maior consenso aponta para o ano de 1109. Almeida Fernandes, autor da hipótese que indica Viseu como local de nascimento de D. Afonso Henriques refere a probabilidade de ter nascido em Agosto, enquanto outros autores, baseando-se em documentos que remontam ao século XIII referem a data de 25 de Julho do mesmo ano. No entanto, já foram defendidas outras datas e locais para o nascimento do primeiro rei de Portugal, como o ano de 1106 ou de 1111 (hipótese avançada por Alexandre Herculano após a sua leitura da "Crónica dos Godos"). Tradicionalmente, acredita-se que terá nascido e sido criado em Guimarães, onde viveu até 1128. Outros autores, ainda, referem Coimbra como local provável para o seu nascimento."

Texto e Fotos: Wikipédia

Nas comemorações que têm lugar em Guimarães está integrada uma exposição com 900 desenhos feitos pelas crianças da cidade retratando o modo como vêem o monarca. Sugiro a visita.

Segundo o colega Paulo Guinote, professor de História a quem consultei sobre isto, 1111 deve ser a data mais provável do nascimento de Afonso Henriques.
O Paulo sugere que as comemorações se estendam até 2011, pois "afinal ele é que foi o verdadeiro pai da Nação".
Muito bem lembrado.
Fica este desafio à cidade de Guimarães.
Obrigada, Paulo.

5 comentários:

  1. Paulo,

    és e serás sempre bem-vindo.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso até acho que 1111 é uma data mais provável, em virtude de todo o contexto que envolve a revolta de AH e a sua maioridade... Mas é interesante na mesma.
    Até seria interessante estender as comemorações pelo período de 2009 a 2011.
    Afinal ele é que é o verdadeiro pai da Nação.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Paulo.

    Muito interessante a sugestão de estender as comemorações até 2011.
    Actualizei o post e fica a sugestão.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. http://tapornumporco.blogspot.com/2007/07/o-caminho-de-viseu.html

    ResponderEliminar