quinta-feira, 25 de junho de 2009

Há 35000 anos já se tocava flauta



"Uma flauta de osso com mais de 35 mil anos encontrada no sudoeste da Alemanha é o instrumento musical mais antigo do mundo — os mais antigos que se conheciam até agora remontavam há 30 mil anos.

Doze pedaços da flauta, com 21,8 centímetros de comprimento e oito milímetros de diâmetro, foram encontrados em 2008 na gruta de Hohle Fels, perto de achados que têm entre 29 mil e 37 mil anos, relatam hoje os investigadores na revista Nature.

O instrumento foi talhado em ossos de grifo (uma espécie de abutre), que tem entre 230 e 265 centimetros de envergadura e cujos ossos são “perfeitos para fabricar grandes flautas”, escrevem Nicholas Conard, Susanne Muenzel e Maria Malina, da Universidade de Tubingen e da Academia de Ciências. “A superfície e a estrutura da flauta estão em excelente estado e revelam muitos dados sobre o seu fabrico”, dizem, citados pela AFP.

O instrumento tem cinco buracos e quatro riscas que “serviriam para marcar a posição onde os buracos deviam ser furados”, usando pedras grosseiramente talhadas. A flauta tem também dois talhos profundos em forma de “V” numa das pontas, que serviriam para criar um bico.

Foram também encontrados fragmentos de flautas em marfim. “A técnica para fazer flautas de marfim é mais complexa do que usando ossos de aves”, sublinha um comunicado da universidade de Tubingen.

Em Hohle Fels, a equipa de Nicholas Conard descobriu também uma estatueta com 35.000 anos, já descrita numa revista científica, que é a mais antiga representação do corpo feminino."


Público-24.06.2009 - 21h25

Comentário:
É curioso assinalar a "coincidência"(?) das datas: há entre 30 e 35 mil anos que se pensa ter desaparecido o Homem de Neanderthal, que vivia também ali pela Alemanha...

Dadas as descobertas arqueológicas encontradas pertencentes a estes nossos "primos colaterais" que chegaram a coexistir (embora talvez não pacificamente) com o Homem de Cro-Magnon, nosso antepassado directo, não me repugna nada pensar que estas flautas possam ter pertencido aos neanderthalensis, pessoas com vida social e espiritual, senso estético e religioso...

O seu desaparecimento permanece até hoje um mistério.

1 comentário: