domingo, 21 de junho de 2009

Solstício de Verão - o dia mais longo do ano


"O Verão chega domingo às 06:46, marcando o início da estação mais quente do ano, que irá manter-se até ao dia 22 de Setembro, anunciou o Observatório Astronómico de Lisboa.

O Solstício de Verão no Hemisfério Norte prolonga-se por 93,65 dias até ao próximo Equinócio, que ocorre no dia 22 de Setembro às 22:19.

A palavra de origem latina "Solstitium" está associada à ideia de que o Sol devia estar estacionário, ao atingir a sua mais alta ou mais baixa posição no céu, explica o observatório."


HN.Lusa/EXPRESSO 9:01 Sábado, 20 de Junho de 2009

------------------------------------------------------------------

"O Verão do hemisfério norte é chamado de "Verão boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Verão austral". O "Verão boreal" tem início com o solstício de Verão do Hemisfério Norte, que acontece cerca de 21 de Junho, e finda com o equinócio de Outono nesse mesmo hemisfério, por volta de 23 de Setembro. O "Verão austral" tem início com o solstício de Verão do Hemisfério Sul, que acontece cerca de 21 de Dezembro, e finda com o equinócio de Outono, por volta de 20 de Março nesse mesmo hemisfério.

Nos tempos primitivos, era comum dividir o ano em cinco estações, sendo o verão dividido em duas partes: o verão propriamente dito, de tempo quente e chuvoso (geralmente começava no fim da primavera), e o estio, de tempo quente e seco — palavra da qual deriva o termo "estiagem". Actualmente, usa-se a palavra "estio" como sinónimo raro para verão."


In Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário