Páginas

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Diálogo entre Leonardo Boff e o Dalai Lama



Leonardo Boff, teólogo brasileiro, foi excomungado pelo Vaticano por defender uma teoria chamada Teologia da Libertação.
Deixo aqui um excerto de uma conversa entre este teólogo e o Dalai Lama, respeitando as expressões do seu linguajar brasileiro.


Breve diálogo entre o teólogo brasileiro Leonardo Boff e Dalai Lama.

Leonardo Boff explica:

"No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, na qual ambos participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga:

- "Santidade, qual é a melhor religião?"
Esperava que ele dissesse:
"É o budismo tibetano" ou “São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo”."

O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos - o que me desconcertou um pouco, por que eu sabia da malícia contida na pergunta - e afirmou: "A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus. É aquela que te faz melhor."

Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar:

- "O que me faz melhor?"
Respondeu ele:
- "Aquilo que te faz mais compassivo (e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua resposta),
aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável...

A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião..."

Calei, maravilhado, e até aos dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável."

Sem comentários:

Enviar um comentário