Páginas

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Filme-concerto em Leiria




MARIA DO MAR

Orquestra Filarmonia das Beiras e Bernardo Sassetti (Música original)

"O programa envolve a exibição do filme mudo “Maria do Mar”, de Leitão de Barros, com música ao vivo de Bernardo Sassetti ao piano e Orquestra Filarmonia das Beiras, sob a direcção do maestro Vasco Pearce de Azevedo e voz de Filipa Pais.

O filme “Maria do Mar” é, para muitos, a obra-prima do cinema mudo português, estando representado nas cinematecas de Londres, Nova Iorque, Moscovo e Tóquio. Recentemente restaurado pela Cinemateca Portuguesa e solenemente exibido em Paris, em Setembro de 1998, “Maria do Mar” surpreende pela força com que é contado o quotidiano dos moradores da Nazaré.

Rodado na Praia da Nazaré, este filme aborda as dificuldades da vida da comunidade piscatória, narrando a história de amor entre dois jovens cujas famílias tinham quebrado relações na sequência dum naufrágio: na praia da Nazaré, o arraias (patrão de um barco) Falacha comete um erro que leva à morte de alguns dos seus conterrâneos. O marido da tia Aurélia é uma das vítimas e ela nunca perdoará o erro à família do arrais. Perseguido pela desgraça, Falacha suicida-se. Mais tarde, Maria, a sua filha é salva de morrer afogada por Manuel, filho da tia Aurélia.

O recurso ao grande plano, o desenho sensual dos corpos em contraste com a fúria dos elementos e a convincente combinação da actuação de actores profissionais, de amadores e de gente anónima dão a “Maria do Mar” uma frescura que permite encontrar no filme elementos dum modernismo que permanece no tempo."

Teatro José Lúcio da Silva

Preço: 10,00€ - Duração: 1h45m sem intervalo

Compre o seu bilhete on-line.

Sem comentários:

Enviar um comentário