Páginas

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Veleiro científico em Lisboa



Informação da Ciência Viva:

"Depois da saída de Estocolmo, em Março, e de paragens em Amesterdão, Antuérpia e Bordéus, o veleiro “Hulda” chegou a Lisboa, podendo ser visitado entre os dias 4 e 13 de Setembro na Marina do Parque das Nações. A entrada é gratuita.

Lisboa é a quinta cidade a receber o Festival Hulda, um projecto apoiado pela Comissão Europeia que visa levar a dez portos europeus o veleiro “Hulda”, um barco centenário que traz a bordo uma exposição de arte e ciência do artista turco-sueco Ilhan Koman (Edirne 1921 – Estocolmo 1986).

Koman foi um dos primeiros artistas a trabalhar a relação entre arte e ciência e o veleiro “Hulda” funcionou durante muitos anos como seu ateliê e residência. De Março de 2009 a Novembro de 2010, o Festival Hulda visita as cidades de Estocolmo, Amesterdão, Antuérpia, Bordéus, Lisboa, Barcelona, Nápoles, Valetta, Salónica e Istambul.

No cais da marina, bem perto do veleiro, será dinamizado pelo Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva, parceiro português do projecto, um conjunto de actividades subordinadas à temática da arte e ciência, dirigidas ao público de todas as idades. Os workshops terão lugar entre as 10h e as 12h e as 15h e as 19h, de domingo a quinta, e entre as 15h e as 22h, às sextas e sábados. Assim, e depois da visita à exposição das obras de arte científicas de Ilhan Koman, o público é desafiado a criar os seus próprios trabalhos artísticos, tendo a ciência como fonte de inspiração.

O Festival Hulda inclui ainda um concurso internacional que desafia os estudantes destas dez cidades a apresentarem os seus trabalhos artísticos, demonstrando quão profícua pode ser hoje em dia a ligação entre a arte e a ciência. Dez vencedores serão convidados a expor, em 2010, as suas criações no Santralistanbul, um dos centros culturais mais importantes da Turquia.

Esperamos a sua visita!"


Mais informações em:

www.pavconhecimento.pt e www.huldafestival.org

Via De Rerum Natura

Sem comentários:

Enviar um comentário