Páginas

terça-feira, 8 de setembro de 2009

O Mito do Minotauro


"Minos filho de Zeus e de Europa tornou-se Rei de Creta após uma luta com o poder. Minos pediu a Poseídon um touro dos mares para o sacrificar em honra do deus dos mares, mas sacrificou outro animal esperando que Posídon não desse pela diferença. Posídon resolveu vingar-se. Assim, de Pasífae, mulher de Minos, nasceu o Minotauro fruto dos amores contranaturais entre ela e o touro. Minos ordenou a Dédalo que construísse um Palácio em Knossos (Labirinto) de onde ninguém conseguisse sair, onde escondeu o Minotauro, com corpo de homem e cabeça de touro. O Labirinto era um espaço enorme, subterrâneo com uma única entrada e saída. De 9 em 9 anos o Minotauro comia sete rapazes e sete raparigas.
O Labirinto é, de facto, o palácio do machado de dois gumes, símbolo que se encontra gravado nos monumentos minóicos. Este mito conserva vestígios da civilização minóica que parece ter tido o culto do touro."


Texto de Becas

Foto de Pérola de Cultura no Palácio de Knossos, Creta

Pode ver um texto com fotos sobre o Palácio de Knossos aqui.

5 comentários:

  1. como que o minotauro foi morto
    ?

    ResponderEliminar
  2. O minotauro foi morto por Teseu, apaixonado da princesa Ariadne, filha do Rei Minos. Ela deu-lhe um fio para que ele não se perdesse no labirinto, onde encontrou o minotauro e o matou com a sua espada.

    ResponderEliminar
  3. qual a moral da historia ?

    ResponderEliminar
  4. Não é nenhuma fábula para ter moral, é um mito grego.

    ResponderEliminar
  5. Não existe ao menos uma explicação filosófica ?

    ResponderEliminar