terça-feira, 8 de setembro de 2009
O Mito do Minotauro
"Minos filho de Zeus e de Europa tornou-se Rei de Creta após uma luta com o poder. Minos pediu a Poseídon um touro dos mares para o sacrificar em honra do deus dos mares, mas sacrificou outro animal esperando que Posídon não desse pela diferença. Posídon resolveu vingar-se. Assim, de Pasífae, mulher de Minos, nasceu o Minotauro fruto dos amores contranaturais entre ela e o touro. Minos ordenou a Dédalo que construísse um Palácio em Knossos (Labirinto) de onde ninguém conseguisse sair, onde escondeu o Minotauro, com corpo de homem e cabeça de touro. O Labirinto era um espaço enorme, subterrâneo com uma única entrada e saída. De 9 em 9 anos o Minotauro comia sete rapazes e sete raparigas.
O Labirinto é, de facto, o palácio do machado de dois gumes, símbolo que se encontra gravado nos monumentos minóicos. Este mito conserva vestígios da civilização minóica que parece ter tido o culto do touro."
Texto de Becas
Foto de Pérola de Cultura no Palácio de Knossos, Creta
Pode ver um texto com fotos sobre o Palácio de Knossos aqui.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
como que o minotauro foi morto
ResponderEliminar?
O minotauro foi morto por Teseu, apaixonado da princesa Ariadne, filha do Rei Minos. Ela deu-lhe um fio para que ele não se perdesse no labirinto, onde encontrou o minotauro e o matou com a sua espada.
ResponderEliminarqual a moral da historia ?
ResponderEliminarNão é nenhuma fábula para ter moral, é um mito grego.
ResponderEliminarNão existe ao menos uma explicação filosófica ?
ResponderEliminar